Search/Recrutamento & Seleção

Avaliação por Competências

Utilizamos ferramentas de investigação que aponte, dentre um universo de candidatos, os mais qualificados para ocupar um determinado cargo dentro da empresa. As bases primordiais dessa procura se baseia em características pessoais dentro de seus conhecimentos, suas habilidades, postura para o trabalho entre outras competências.


A ‘avaliação por competências’ é um processo pelo qual se compilam evidências de desempenho e conhecimentos de um indivíduo em relação a competências profissionais requeridas por meio de um processo com vários grandes passos: definição de objetivos, levantamento de evidências, comparação das evidências com os objetivos, julgamento (competente ou não competente).


Este tipo de avaliação centra-se nos resultados do desempenho profissional, realizando-se num tempo não previamente determinado ao contrário da avaliação tradicional que está associada a um curso ou programa e costuma ocorrer em etapas, cujos resultados compõem um grau final, cuja aprovação das pessoas ocorre com base em uma escala de pontos que, por sua vez, possibilita comparações estatísticas.


Quanto aos aspectos avaliados, normalmente não se conhecem as perguntas que serão feitas, e essas devem ser respondidas em tempos previamente definidos.